terça-feira, 14 de abril de 2015

Camping Chapéu do Sol - Itú/SP

Saímos de Santo André na sexta, 27/03, por volta da 19h30 rumo ao Camping Chapéu do Sol, em Itu. Este camping é conhecidíssimo e muito bem recomendado pela comunidade campista. Pra variar um pouco, pegamos trânsito no início da Rodovia Castelo Branco e às 22h estávamos na portaria do Chapéu do Sol. O acesso é bem fácil e tem apenas um pequeno trecho de estrada de terra.

Assim que chegamos fomos informados de que o camping tinha áreas distintas para barracas e carretas-barracas, até aí normal, então seguimos para o 1º local indicado. Para nossa surpresa era uma baita de uma subida e mesmo estando com o carro de minha mãe (uma Meriva 1.8) o carro não subiu. Voltamos cuidadosamente de ré e seguimos para o 2º local indicado. Como o camping estava vazio, os postes de iluminação estavam apagados e estava um breu só, não se enxergava nada e estava difícil de localizar um local legal. Em certo ponto não sabíamos o que era pista, o que era morro e onde era o local para as carretas-barracas, sendo assim, decidimos voltar.

Já estava ficando preocupado, pois estávamos com convidados que nunca haviam acampado (meu irmão Vinicius, minha cunhada Renata e minha sobrinha Giulia) e eu queria muito que tudo desse certo. Durante a nossa volta avistamos um local que pareceria ser legal, como estava muito escuro não deu para fazer uma avaliação muito boa do terreno e para nossa “alegria” paramos no meio de três grandes montanhas de coco de vaca, kkkk! Adivinha se todo mundo não carimbou o pé?

Naquela hora pensei que eles iam desistir e pedir para ir embora! Por sorte eles foram fortes e deram um voto de confiança ao campismo. Como já estava com metade da barraca montada, avaliamos melhor o local e mudamos a barraca de lugar. Enfim terminamos a montagem e aproveitamos o restante da noite tomando uma cerveja em meio à natureza.

No sábado, 28/03, acordamos cedo, e após o café, compramos algumas coisas que ficaram faltando em um mercado próximo. Assim que voltamos, conhecemos a estrutura de lazer do camping e realmente, meus amigos, o camping é muito bonito, com excelentes piscinas, tudo muito bem cuidado. As crianças brincaram bastante e ficamos lá até a hora do almoço.







Depois voltamos para a barraca para fazer aquele churrasco que nunca pode faltar numa acampada. Ficamos ali comendo, bebendo e as meninas brincando. Já mais para o final da tarde voltamos para as piscinas para aproveitar mais os toboáguas e a piscina aquecida. 







Durante umas dessas descidas, acabei machucando meu dedo. Desci o toboágua com minha sobrinha e percebi que estava numa velocidade muito alta, tentei frear um pouco, por reflexo segurei na borda do brinquedo, e claro que não tive sucesso, o que acarretou em uma queda bem assustadora na água e um pequeno corte no dedo, kkkkk! Giulia assustou um pouco e seus pais um pouco mais, mas não foi nada demais e depois do ocorrido era dar risada do vídeo que fizemos!



Voltamos para a barraca e fomos fazer o que sabemos melhor, comer e beber.  Teve batata frita, cachorro-quente e muita bagunça das meninas no colchão inflável. As meninas dormiram por volta das 22h então ficamos nós os adultos de papo até bater o sono.




Domingo, dia 29/03, amanheceu com muita chuva. Nessa acampada eu não utilizei a lona de proteção, porque o Toy Story – nome carinhoso da nossa barraca - é tão bonita e eu arrisquei deixar sem lona pra ver até onde ela aguentava. Percebi o seguinte: a lona da barraca aguenta a chuva, as costuras é que não dão conta. Mais de uma hora de chuva e começou a pingar dentro do quarto. Meu irmão ainda descansava, mas não tive outro jeito a não ser acordá-lo para me ajudar a cobrir a barraca.

O tempo não tava com cara que ia abrir, então, depois que tomamos café decidimos levantar acampamento. Qual foi nossa surpresa o tempo começou a abrir (como Murphy nos seguiu durante esta acampada). Sugeri ao Vinicius que fosse para a piscina com as crianças e eu fiquei juntando as tralhas para irmos embora. 

A viagem de volta foi tranquila, saímos do camping às 14h e às 16h já estávamos em casa.

Minha impressão sobre o Chapéu do Sol: lindo e muito organizado, banheiros super limpos e com papel, porém o terreno como um todo não ajuda, muito morro e tanto as áreas de barraca quanto as de carreta-barraca não são niveladas, onde acampamos era distante das piscinas, o que nos obrigava a ir de carro, porque com criança não dá para ficar subindo e descendo morro.

Decidi que não mais classificarei os campings visitados, pois acampar depende muito do gosto e preferência de cada um. A partir de hoje só contarei apenas o meu relato, seja ele bom ou ruim, referente aos nossos gostos e costumes.

Agradeço aos nossos convidados que, mesmo diante de tantos acontecimentos, se mantiveram firmes como todo bom campista, não deixando que os "perrengues" estragassem nosso passeio. Esperamos vocês para as próximas aventuras!




Junior ABC

7 comentários:

  1. Muito legal sua acampada! Ainda bem que gostaram da experiência!

    Sempre quando levamos alguém que nunca acampou ficamos apreensivos para que tudo funcione bem e gostem!

    Nunca acampei no Chapéu do Sol, mas estamos com vontade... as áreas de camping são muito distantes das de lazer?

    Parabéns pelo blog!

    Júlio e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Júlio e Laura.

      Para quem está de barraca é mais perto, o problema é mais para quem tá com criança, pq sabe como é eles não querem sair da piscina e vc não consegue ver da área das barracas.

      è um excelente camping, com uma estrutura impecável, mas o terreno em si não ajuda muito, mas vale a pena conhecer.

      obrigado pela visita

      abs
      Junior

      Excluir
  2. Boa Osni! Realmente classificar camping é problemático, o que para uns é nota mil para outros é mais ou menos. Além disso entre uma acampada e outra algo pode ter mudado - administrador, pessoal da manutenção/limpeza, etc - e as condições podem estar diferentes, para pior ou para melhor.
    Boas acampadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Sr. Luiz, agora faço a nossa "matéria" com o meu perfil de campista, cabe a cada campista formar a sua própria opinião

      abs
      e Boas Acampadas

      Excluir
  3. Familia , muito legal sua acampada .... tudo vale como experiencia .
    Parabens , pela familia linda e pelas postagens .

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Aline, o negócio é não estressar e não deixar as eventualidades atrapalharem o passeio!

      abs
      Junior ABC

      Excluir
  4. Boa noite!!!
    Adorei as informações!
    Estamos indo pela primeira vez acompanhar e no chapéu do sol.

    ResponderExcluir